A primeira coisa a saber é que a indústria de jogos digitais no Brasil ainda está engatinhando, quando comparada a países como EUA, Coreia do Sul e Japão. Isso ocorre também pelo fato de os cursos especializados terem demorado a surgir por aqui, pela falta de investimentos no setor e pela carência de tecnologia para desenvolvimento. Diferente do esporte tradicional, que demanda espaços e equipamentos dedicados, a prática eletrônica ainda ficou famosa pela acessibilidade. Free Fire, outro expoente em competições, roda em uma gama impressionante de aparelhos celulares e fez mais da metade do público brasileiro de esportes eletrônicos também se declarar atleta.
Explique sobre como os jogos eletrônicos podem ser utilizados com diferentes objetivos, mas, em sua grande maioria, tem por intenção o entretenimento. Enfatize todo o processo criativo, bem como tecnológico, envolvido na elaboração de um jogo eletrônico. Finalize, argumentando sobre a atenção necessária ao se entreter com um jogo eletrônico, valorizando os cuidados com a saúde física e emocional.
No entanto, quem carrega a indústria gaming no momento são os jogos mobile. O time de Research Internacional da XP Investimentoscompartilhou uma pesquisa relacionada à tecnologia, crescimento e valorização da indústria de videogames. O resultado do levantamento de dados mostra como foi a ascensão dos videogames no mercado, contando a história desde os fliperamas até os jogos em realidade virtual que temos hoje. De acordo com a pesquisa, os games já faturamduas vezes a receita da indústria cinematográfica (US$ 43 bilhões) somada com a de música (US$ 19 bilhões). Na construção de jogos extremamente atrativos preocupa, diante dos riscos nocivos à saúde pelo tempo de exposição de crianças e jovens à tela. O aumento do nível de inatividade física e de obesidade está associado ao elevado tempo de tela, o que precisa ser considerado no momento de mediar a experimentação desta tecnologia junto aos estudantes.
O MERCADO DE GAMES HOJE
Pxbay, CC0 Creative CommonsMuitos acreditam que os primeiros registros dos jogos eletrônicos surgiram na década de 1950. No entanto, devido a falta de documentação, é difícil determinar precisamente qual teria sido o primeiro jogo de video game oficial. Tennis for Two, desenvolvido no ano de 1958 pelo físico nuclear norte-americano William Higinbotham, é considerado um dos jogos eletrônicos pioneiros no mundo dos games.
Outro mal também causado pelo vício em jogos eletrônicos, é a perda do apetite do jogador, o que pode acarretar no surgimento de transtornos alimentares como a anorexia. Outro fator é o aumento da ansiedade, por conta da ânsia que o jogador tem em conseguir um novo item ou uma nova fase no game. É provável que os desenvolvedores queiram fazer da RV uma experiência de jogo mais social no futuro, ao invés do modelo isolado e fechado atual. Os consoles continuarão sendo lançados e melhorados para suportar a concorrência dos smartphones, mas você certamente pode esperar mais integração entre esses dispositivos e sua TV.
Uma grande novidade foi a série Destiny, da Bungie Studios, equipe que, antes, era responsável por Halo. Em 2006 a Nintendo volta a revolucionar com o lançamento do Nintendo Wii, videogame que possibilitou maior interação do usuário com o jogo. Você já parou para pensar como eram os primeiros jogos e como funcionavam os primeiros aparelhos de videogame? Por mais que simples, o jogo trazia muitas melhores gráficas, melhor interação com os aparelhos de TV e claro, muitos jogos novos. No total o vídeo game possuía cerca de 33 jogos em sua biblioteca, com uma pegada bastante simples, sem missões ou modos como conhecemos hoje, sendo apenas para interação.
No jogo, o usuário é simulado como um astronauta juntamente a 10 outros jogadores, porém, um desses jogadores tem a missão de atrapalhar e fazer com que os outros 9 percam a partida. O objetivo final do jogo é fazer todas as pequenas missões presentes dentro da nave espacial e/ou investigar e descobrir quem é o impostor . Fazendo assim com que os jogadores desenvolvam habilidades como raciocínio lógico, tomada de decisões e o bom convívio social.
Separamos aqui alguns dados históricos bem interessantes para você que curte o mundo dos games e que quer entender um pouco mais sobre a evolução desta indústria no Brasil e no mundo. Com ele, o gamemaníaco pode rodar todos os jogos do Playstation 1, graças ao processador antigo que carrega em seu interior, que executa todas as operações de entrada e saída de dados. Outra vantagem é que pode ser utilizado na horizontal e na vertical. O ps2 também possui um recurso que torna capaz de jogar on line de sua casa com outros jogadores, através da Internet. Os aficionados aguardaram ansiosos, em 2006, o lançamento do Playstation 3, que revolucionou o mundo dos videogames. Diversas inovações tecnológicas foram implantadas, com destaque para o processamento de gráficos.
A situação do mercado começou a mudar apenas no final da geração bits, quando a Gradiente e a Nintendo uniam forças para fazer do Nintendo 64 um sucesso no Brasil. A popularidade da franquia Pokémon na época foi um dos motivos para muitos optarem pelo console da Nintendo. Para falar da indústria e do mercado de games no Brasil é necessário traçar um parâmetro de como as coisas eram e como evoluíram. Antes de mais nada é importante jogo de cartas lembrar que jogos digitais são diferentes de jogos analógicos. Sendo mais específico, o profissional graduado em game design é capaz de desenvolver as duas modalidades de jogos, mas elas não são necessariamente iguais. Em 2022, os olhares do mundo pararam para acompanhar a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft por astronômicos US$ 68,7 bilhões — um dos maiores valores já pagos na indústria do entretenimento.